Exposição Coletiva de Pintura “Visão Plural”

exposição coletiva abril 2016

A Associação Arcádia – Arte e Cultura em Diálogo, irá inaugurar no dia 2 de abril de 2016, pelas 16:00 horas, a Exposição Coletiva de Pintura, ” VISÃO PLURAL”, dos artistas Lopes de Sousa, Guilhermina Pereira, Gina Marrinhas e Teresa Vilar.

A sessão de inauguração contará com um momento musical e decorrerá na Galeria Arcádia, Chaque – Branca, em Albergaria-a-Velha.

Estará patente de 02 de abril a 02 de maio de 2016.

Marcações através do nº 960 389 076 (Albino Justo)

 

GUILHERMINA PEREIRA

guilhermina

Guilhermina Pereira nasceu no Porto, no ano de 1955. Licenciada na área da saúde, exerce a sua actividade profissional nesta área com a maior convicção e entrega, o que lhe possibilita colher profundos ensinamentos sobre a alma humana.

Autodidacta, inicia-se nas artes plásticas em 1970, com aulas particulares de pintura a óleo, paralelamente no restauro de móveis e velharias e de lacagem/patines, obtendo experiência acrescida, sobretudo no que se refere ao manuseamento de vários materiais, com intervenção na pintura a óleo, acrílicos, pastel e técnicas mistas sobre tela e metal.

 

 

LOPES DE SOUSA

LOPES DE SOUSANatural de Aveiro, frequentou o Instituto Universal Brasileiro – Pintura.
Dedicou-se exclusivamente à pintura.

Fundador e membro da Associação Cultural dos Artistas de Esgueira, Aveiro.
Associado da ANAP (Associação Nacional de Artistas Portugueses) e Presidente do Núcleo (Aveiro) da ANAP.

“Lopes de Sousa é Autor de uma rica paleta de cores, de sons e de formas; de uma paleta de afectos, de memórias e de sonhos. O seu olhar arguto, a sua sensibilidade salina e a sua técnica milenar de artesão dão-lhe a originalidade, o perfume e a poesia que habitam os seus trabalhos, especialmente os dos últimos anos, porque mais autênticos, mais maduros, mais seus. Lopes de Sousa nasceu em Aveiro. E isso sente-se nas cores intensas, nas transparências e nos revérberos mágicos que bebeu no espaço aberto da nossa cidade, na luz brumosa e única da nossa ria.

Mas a sua pintura não se encerra na estreiteza dogmática de um qualquer discurso regionalista, porque está matricialmente marcada por uma profunda humanidade.”                          Dr. Manuel Ferreira Rodrigues

 

GINA MARRINHAS

010Gina Marrinhas nasceu em 1950 em Macinhata do Vouga, concelho de Águeda, distrito de Aveiro.

Estudou em Aveiro e Lisboa.

A necessidade de aperfeiçoamento levou-a até à Fundação Caloust Gulbenkian em Aveiro, e até à Cooperativa Artística Árvore, onde frequentou,durante cinco anos, aulas de pintura com o Mestre Alberto Péssimo.

Frequentou o atelier do mestre.

É sócia do Aveiroarte.

 

 

TERESA VILAR

teresa-vilar5Teresa Vilar licenciou-se em Design/ Artes Gráficas pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, em 1989.

Desde então, dedica-se ao ensino no 3º ciclo, em Braga, na Área de Expressões, desenvolvendo, paralelamente, produções gráficas no contexto da vivência da Comunidade Escolar e projectos artísticos experimentais.

O seu percurso na pintura é longo e consistente, tendo-se iniciado mesmo antes da conclusão da licenciatura. Desde 1986 que expõe individualmente e em participações colectivas, quer em Portugal quer em Espanha.

 

 

 

Tags: , ,
Posted in Actividades | No Comments »

Leave a Reply