Passeio a pé da Arcádia – Trilhos dos Três Rios e Trilho do Linho

Este foi um passeio a pé, organizado pela Arcádia Art Cult Diálogo. O dia estava maravilhoso e o sol convidava a saborear a natureza no seu estado mais puro.

collage

O Trilho dos Três Rios tem início na aldeia de Vilarinho de S. Roque, mas nós optámos fazer só uma parte e por isso, iniciámos o passeio junto à Igreja Matriz de Ribeira de Fráguas.

6
O objectivo era chegar à aldeia de Vilarinho de S. Roque (4km), almoçar na aldeia, fazer o trilho do linho (2,5km) e regressar a Ribeira de Fráguas (4 km).

O trilho está muito bem marcado e do seu total de 16 km( não 14,5 como diz no placar) nós só pretendíamos fazer 4 km até Vilarinho de S. Roque e opcionalmente adicionar o trilho do Linho (2,5km). Assim foi! Para os resistentes!

A primeira paragem aconteceu no Parque de Moinhos de Ribeira de Fráguas. Tivemos o privilégio de poder visitar os moinhos em pleno funcionamento, que estavam abertos para nos receber.

Um3 obrigada ao Sr. Presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha, à Dra. Tânia, ao Sr. Joel e ao simpático casal que nos recebeu e respondeu às perguntas curiosas de uns e outros.

Tal como podemos ler na página oficial do Município de Albergaria-a-Velha, este é o “concelho da Europa com mais moinhos de rodízio registados, moinhos com as mós movidas por força hidráulica, quase todos concentrados na bacia do rio Caima. Os cerca de 350 moinhos registados, quase todos privados, representam um núcleo proto-industrial relevante no século XIX e no início do século XX. A farinha produzida nos moinhos Albergarienses era escoada pelos concelhos vizinhos e mesmo para várias regiões do país.
Os moinhos de água têm vindo a ser recuperados pelos seus proprietários e podem integrar a Rota dos Moinhos, que a Câmara Municipal de Albergaria tem vindo a dinamizar, para potenciar o turismo de natureza e dar a conhecer este núcleo patrimonial raro.”

E os moinhos moíam, moíam… e a Arcádia ofereceu um pão com chouriço a todos os participantes. Deliciosos que estavam!

 

O percurso foi feito ao longo do rio Filveda e entre subidas e descidas, moinhos, açudes e levadas é obrigatório para parar para apreciar tamanha beleza. Passamos por belíssimas pedaços de história e encantos naturais surpreendentes!

10

Por volta do meio dia e meia chegamos a Vilarinho de São Roque, uma pequena vila com uma beleza contagiante que advém em boa parte do enquadramento natural, mas há também muito património para descobrir, entre a antiga Escola Primária, a Capela de São Roque, os moinhos e o açude do rio Fílveda, as casas rurais, os canastros, o lavadouro e as alminhas erigidas junto dos caminhos.


17

O melhor é apreciar as fotos…

Finalizamos agradecendo a todos a presença entusiasmada e boa disposição contagiante!

Até à próxima…

A Arcádia


13

15

14


12

7
5

16

20

19

18

23

10

9

8

5

4
Parque de Merendas

23

Cheiro a Outono

21

 

Tags: , , ,
Posted in Actividades | 1 Comment »

One Comment

  1. zeze diz:

    Asking questions are really pleasant thing if
    you are not understanding anything fully, but this post presents pleasant
    understanding yet.

Leave a Reply