Palestra sobre Eça de Queirós: “Eça, ora essa!”

A Arcádia – Associação de Arte e Cultura em Diálogo, tem o prazer de endereçar o convite para a Palestra sobre o escritor Eça de Queirós, intitulada “Eça, ora essa!”, proferida pelo Dr. Fernando Carvalho, que se realizará no dia 25 de novembro de 2017, às 17:00 horas, na sua sede na Quinta Outeiro da Luz.

 

Palestra “Eça, ora essa!”

Eça de Queirós foi um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa.
Como autor destacou-se pela originalidade e riqueza do seu estilo e da sua linguagem, nomeadamente pelo afastamento do estilo clássico, escrevendo de maneira mais simples, através de frases mais curtas, impactantes e com diferentes combinações de palavras menos rebuscadas.

Dono de uma língua feroz e de um humor cáustico, foi também um observador atento da sociedade do século XIX e, com a força das palavras, lutou contra aquilo que considerava ser “a ferrugem nacional” estabelecendo assim uma visão crítica da sociedade portuguesa.


Foi o grande renovador do estilo literário português e que, para além disso soube emprestar maleabilidade, harmonia e riqueza rítmicas até então desconhecidas; não é pois exagero dizer-se que a escrita de Eça de Queirós modernizou a literatura portuguesa.


As suas obras já foram traduzidas para quase vinte línguas e os seus livros continuam ser ainda hoje publicados, cem anos depois da sua morte, com a mesma pertinência e beleza estilística que tinham aquando da sua primeira publicação.

 

(Excerto de texto retirado de https://ww.luso-livros.net/biografia/eca-de-queiros/)

 

Tags: , , , ,
Posted in Actividades | No Comments »

Leave a Reply