Actividades

23 de Julho 2013 - Festa de Artesanato

Num espaço repleto de verde e com aromas da natureza, as cores das artes tradicionais e urbanas misturam-se para proporcionar um dia especial.

Decorrerá no dia 23 de junho de 2013, na Quinta Outeiro da Luz, sede da Arcádia – Associação de Arte e Cultura em Diálogo, a Mostra de Artesanato Tradicional e Urbano.

Pelos diferentes espaços da Quinta estarão expostos os trabalhos de artistas amadores e profissionais, que nos oferecerão a sua criatividade, originalidade e beleza, trabalhando vários materiais, texturas e cores.
A trabalhar ao vivo estarão artesãos de diferentes áreas, mostrando ao público o trabalho que desenvolvem, para que melhor possamos apreciar as peças que vão nascendo das mãos dos artistas.
Ao vivo estarão Ao longo do dia a música também vai estar presente e a gastronomia regional acompanhará a visita.

A entrada é gratuita para o público.

 

 

 

 

 

 

 

13 de Julho 2013, 13:00h:

Vernissage da pintora Lina Nóbrega, exposição até o dia 1 de Agosto.

Em breve mais informações.

 

 

3 de Agosto 2013, 16:00h:

Vernissage do pintor e autor Pedro Olaio.

Em breve mais informações.

 

 

RETROSPECTIVA

6 de Abril 2013: Conferencia sobre agricultura. A ARCÁDIA agradece, à Eng. Ana Teresa, Dr. Bernardo Portal Madeira e Dra. Lurdes Gonçalves, os valiosos conhecimentos sobre plantações e o processo de ajudas da União Europeia, que tão bem transmitiram no evento realizado na Quinta Outeiro da Luz, sede da Arcádia. A tarefa que têm em mãos corresponde ao espírito dos fundadores da arcádia histórica. Portugal precisa de ser restaurado desde os pés à cabeça, desde a agricultura à cultura em geral!

Aproveitamos também para agradecer a presença do Jornal Correio de Azeméis e da TV Ribeirinhas!

 

 

 

 

 

 

A 11 Maio de 2013 teve lugar o evento "Traz um chapeu".

Convidamos os nossos amigos da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Branca – Albergaria-a-Velha, para vir lanchar connosco e trazer um chapéu feito por eles.

E lá surgiram eles, numa bela tarde de sol, cada um com o seu chapéu personalizado, criativos e originais! O resultado foi fantástico! No final o desfile de todos com o seu chapéu, roubou sorrisos, palmas e muita alegria! Foi uma verdadeira emoção sentir a alegria de cada um dos nossos amigos ao ouvir as palmas e os incentivos e sentirem-se especiais! Obrigada à APPACDM por ter aceite o convite e nos ter brindado com momentos profundos, sinceros e felizes. Obrigada à Ana que pintou sorrisos e alegrias e participou com muito carinho, respondendo ao nosso pedido de colaboração.

 


 

 

 

 

 

 

 

 

A 8 Julho de 2012 às 16,00 horas teve lugar a inauguração da "ARCÁDIA - Associação de Arte e Cultura em Diálogo", que foi acompanhada por uma Vernissage da artista Carola Justo.

António Justo, Presidente da Associação fez um discurso sobre a filosofia e os objetivos da associação. Dr. José Augusto Fernandes fez uma laudatio sobre as pinturas de Carola Justo. Finalmente, o próprio artista falou sobre como as idéias para suas imagens surgem. Para o fundo musical assegurada Rui Martins (guitarra acústica) e Carlos Teixeira (guitarra Portuguesa). Estiveram presente cerca de 120 visitantes, incluindo o presidente da junta da Vila da Branca, a chefe do departamento de cultura do concelho de Anadia e vários representantes de associações e instituições. As cerca de 50 pinturas, exibidas na galeria principal, e em estúdio por um mês, teve resposta muito positiva.


 

 

 

 

 

 

A 27 de Julho de 2012, às 21,30 realizou-se o primeiro "Serão Cultural" (evento cultural gratuito). Num alternar de música, poesia e interlúdios humorístico actuaram: Domingo Santos (canto), António Justo (poemas), Rui Martins (guitarra acústica), Poemas de Altino e Raquel Pires, Carlos Teixeira (guitarra Portuguesa), Abílio Tavares (poemas), Ana Catarina Justo (fado), Albino Justo (duas encenações humorísticas), Patrick Ganster (canto e guitarra), "Ecos de Memória" (canto, dança folclórica, apresentação de cenas etnográficas). O evento foi encerrado com a actuação do Grupo “Ecos da Memória” constituído por 35 membros vestidos em trajes tradicionais, que animou o público a dançar no palco. Estiveram presentes cerca de 150 visitantes.

 

 

 

 

 

 

A 4 de Agosto 2012, às 16.00 horas, a pintora Carola Justo fez uma palestra subordinada ao tema: "Na descoberta da fonte da própria criatividade." O evento reuniu cerca de 33 visitantes durante uma hora e meia. A conferencista envolveu o público com exercícios de escrita espontânea. A palestra tratou de expor o que a criatividade é realmente, e as condições externas e mentais propícias à criatividade, como superar barreiras e das diferentes formas de criatividade.

 

 

 

 

 

 

Evento 15 de Setembro 2012 - OLCA (Orquestra Ligeira de Cambra), com Laura Fontoura.

Fundada em 1999, a OLCA é uma Orquestra Ligeira que surgiu de um grupo de jovens músicos que com o intuito de alargar a sua experiência musical, se lançaram ao desafio de descobrir e explorar um estilo musical difícil e complexo, dado que até então era pouco difundido na nossa cultura musical.
Laura Fontoura, vocalista da OLCA desde 2010, tem um percurso marcado pela música desde os 13 anos, dedicando-se atualmente aos estilos principais do jazz, blues, pop, house e R&B..

 

 

 

 

 

 

ACTIVIDADES EM QUE PARTICIPAMOS:
Entre outras:

 

Evento da Maia, realizado de 05 a 13 de Maio 2012 na Junta de Freguesia da Vila da Branca

Participámos activamente na festa/exposição da Maia iniciada a 5 de Maio de 2012 no Centro Cultural da Branca (Junta de Freguesia) e superintendida pelo Grupo Etnográfico Ecos da Memória.
O evento tem como objectivo promover e preservar uma das mais antigas e belas tradições da Vila da Branca. A Maia é feita com ramos de giesta ou em palha e depois revestida com flores de papel ou, também, com flores naturais. À ARCÁDIA foi atribuído o segundo prémio.

 

 

 

 

 

 

Comemorações dos 25 anos da ProBranca
No âmbito das comemorações do 25° aniversário da Associação ProBranca participamos activamente na Exposição de Espantalhos iniciada a 17 de Junho de 2012.

 

 

 

 

 

 

Mais informações no Blog.